Prezado cliente,
obrigado por visitar esta página.
Como sabe, a maioria das embalagens só pode ser reciclada colocando-as no caixote de lixo correto de recolha diferenciada.
Esta ação é importante para proteger o ambiente em que vivemos.
Para ajudá-lo nesta tarefa, nas nossas embalagens pode encontrar os materiais com os quais são realizados e abaixo está uma guia para a eliminação correta.

De que material é feito? Onde a coloco?

Observe a sigla indicada na embalagem para identificar o tipo de material e lembre-se de que, em geral, os seguintes materiais devem ser fornecidos

 

 

Enquanto aguarda-se a ativação da recolha diferenciada de TECIDO, os fios e pequenas peças têxteis devem ser transferidas para a recolha indiferenciada.

No entanto, lembre-se de verificar os regulamentos locais, pois cada sistema de recolha de resíduos pode ter disposições específicas sobre a recolha de certos tipos de materiais.

 

Para identificar corretamente os diferentes componentes da embalagem, consulte a secção Quais são as diferentes partes de uma embalagem?


Quais são as diferentes partes de umaembalagem?

Muitas vezes, é necessário usar materiais diferentes numa embalagem para melhor proteger e apresentar o conteúdo.

Por exemplo, uma caixa de papelão pode ter uma janela de plástico, conter uma bandeja de fibra de papel prensada e ter alguns componentes vedados num saco plástico.

É importante separar estas peças e deitá-las no recipiente de recolha apropriado.

No exemplo acima, a parte de papelão e a bandeja de fibra de papel prensada devem ser colocadas no PAPEL enquanto a janela e o envelope devem ser colocados no PLÁSTICO.

Os ícones presentes na nossa embalagem ajudarão a identificar cada peça e o símbolo colocado ao lado do material com o qual é feita (vá para a secção onde coloco-a)


O que significam estes logótipos?

Muitas vezes, encontrará os seguintes símbolos na embalagem. Vejamos juntos o seu significado.

 

TRIMAN
A marca “Triman” é o pictograma introduzido pelo Decreto Francês n.º 2014-1577 e em vigor desde 1 de janeiro de 2015 para informar aos consumidores finais que o produto é reciclável e, portanto, sujeito a recolha separada.

 

 

PONTO VERDE
O Ponto Verde é um logótipo usado para identificar um sistema específico para a eliminação de embalagens de bens de consumo. O Ponto Verde identifica quem recolhe e elimina os resíduos, embora não especifique se o produto é reciclável ou se é feito de material reciclado (veja https://www.pro-e.org/)

 

CICLO DI MOBIUS
Indica a reciclabilidade da embalagem de acordo com a norma técnica EN ISO 13430:2005.

Quando há uma % fora ou dentro do símbolo, indica a percentagem de material reciclado usado.

 

FSC e PEFC
O FSC (Forest Stewardship Council) e o PEFC (Programme for Endorsement of Forest Certification schemes) são sistemas de certificação voluntários e independentes que visam promover a gestão sustentável do património florestal do planeta. Aplicam-se à madeira e aos seus derivados (como papel e papelão). Para mais informações https://it.fsc.org/it-it e https://www.pefc.it/


Algumas sugestões para uma gestão responsável

Como consumidores, temos a responsabilidade de eliminar as embalagens adequadamente.

 

Antes de eliminar a embalagem, pense se pode reutilizá-la, por exemplo, para armazenar outros produtos. Ou se tiver algum tempo e quiser expressar a sua criatividade se puder transformá-la num novo objeto útil.

Aqui estão alguns exemplos de embalagens reutilizáveis

 

Se possível, achatar a embalagem para facilitar o armazenamento e a recolha

 

Se possível, remova as etiquetas plásticas e a fita adesiva da embalagem de papelão. Deite fora as etiquetas e as fitas adesivas removidas no recipiente do produto indiferenciado (a presença de cola e resíduos de papel teria, de facto, um impacto negativo na reciclagem)